LOCAL: Centro de Convenções da Bahia.
DATA: 16.08.08 (sábado)
HORÁRIO: 14h30

O QUE É: 19ª Conferência Mundial de Serviço Social, com o tema: O Desafio de Concretizar Direitos numa Sociedade Globalizada e Desigual.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

EVENTO: Acontece entre os próximos dias 16 e 19. Será um encontro de experiências onde os assistentes sociais vão protagonizar discussões sobre defesa dos direitos humanos, da democracia econômica, política e cultural e de um projeto ético-político profissional comprometido com a construção de um mundo solidário e justo. Apoiado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), é uma realização da Federação Internacional de Trabalhadores Sociais (FITS) e Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), entidade brasileira que reúne 75 mil assistentes sociais.

OBJETIVO: Refletir sobre as dificuldades e obstáculos impostos ao exercício profissional na área da assistência social. A conferência também pretende trazer ao debate as formulações mais avançadas do pensamento crítico no Serviço Social e dar visibilidade às ações existentes no enfrentamento dessa conjuntura.

PARTICIPANTES: Discutirão assuntos da atualidade, como “A mundialização dos processos econômico-sociais e de extremas desigualdades sociais postas pela divisão internacional, regional e social do trabalho”; “As ameaças de esgotamento de recursos naturais necessários à vida e às sociedades, colocadas pelo modelo destrutivo da produção capitalista” e “A crescente militarização dos conflitos globais em detrimento dos espaços políticos de negociação”.

PROGRAMAÇÃO: Contará com conferências, plenárias e apresentações de trabalhos, estruturadas em torno de cinco grandes temáticas, que abordam preocupações centrais para os assistentes sociais e apontam desafios e demandas cotidianas ao trabalho e exercício profissional: “Ética e Direitos Humanos: como vencer a barbárie no século XXI”; “Desafios à coexistência em um mundo pluriétnico”; “Aportes teórico-metodológicos para a compreensão do ser social e para a intervenção na realidade social”; “Projeto ético-político profissional e projetos societários”; “A divisão internacional do trabalho, o desemprego, a pobreza e a auto-sustentabilidade do planeta”.