Publicada às 13h00

Atualizada às 14h10

Cerca de 3,5 mil habitações rurais, de um total de 5 mil em 30 municípios, serão inicialmente beneficiadas com reformas asseguradas pelo Programa Dias Melhores, por meio de ordens de serviço que serão assinadas pelo governador Jaques Wagner na segunda-feira (4), às 10h30, no auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem).

No total, serão investidos R$ 30,5 milhões, com recursos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

Os convênios, a serem assinados entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), e as associações de assentamentos de reforma agrária, envolveram negociações entre o governo da Bahia, via Secretaria da Agricultura (Seagri), e os assentamentos rurais.

Na ocasião, serão assinadas também autorizações da primeira etapa para construção de seis sistemas de abastecimento de água, dos 42 com recursos assegurados de R$ 8,8 milhões – muitos sistemas estão em fase de elaboração e ajustes em seus projetos.

Na tarde da segunda-feira, as associações serão capacitadas por técnicos da CAR sobre como proceder nas compras dos materiais através de licitação pública, na prestação de contas e no acompanhamento da execução das obras. A coordenação será de responsabilidade da companhia, que contará com a execução das associações e cooperativas locais e mão-de-obra dos próprios assentados.

Os municípios cujos assentamentos estão contemplados com reforma de casas são Água Fria, Alcobaça, Arataca, Barra, Boa Vista do Tupim, Camacã, Camamu, Casa Nova, Encruzilhada, Ibirapitanga, Igrapiúna, Iramaia, Itaetê, Itajuípe, Itamaraju, Ituberá, Juazeiro, Lençóis, Mucuri, Porto Seguro, Prado, Riachão das Neves, Ribeirão do Largo, Santo Amaro, São Sebastião do Passé, Taperoá, Barra do Choça, Vitória da Conquista, Wagner e Wenceslau Guimarães.

Já os assentamentos que terão seus sistemas de água implantados são os localizados nos municípios de Barreiras, Porto Seguro, Prado, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia e Santo Amaro.