Acaba de ser apresentada na Conferência de Comunicação Social a Carta da Bahia, um documento que reúne os principais pontos de políticas públicas e de democratização da comunicação no estado. Os tópicos da carta já estão sendo debatidos nos dois painéis simultâneos: "Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial Local e Comunicação" e "Educação e Novas TICs".

A Carta da Bahia foi exposta pelo representante do GT Comunicação e diretor da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, Giovandro Ferreira. Na apresentação, ele destacou que o ponto fundamental para democratizar e nortear a comunicação social na Bahia é a implementação do Conselho Estadual de Comunicação, com integrantes da sociedade civil, movimentos sociais, estudantes, governo e de empresas privadas.

"É importante pensar a população toda como integrante do processo comunicativo na Bahia", destaca Ferreira. Outros pontos ressaltados pelo representante do GT Comunicação foram o uso da comunicação na educação e a inclusão digital como processo de difusão e democratização.

No sábado (16), será apresentada a sistematização dos textos finais que vão compor as resoluções da conferência. A regulamentação do Conselho Estadual de Comunicação Social, previsto no artigo 227, parágrafo 2º, da Constituição da Bahia, deve ser uma das resoluções aprovadas pelos delegados.

Além de ser um feito inédito no país, a 1ª Conferência de Comunicação Social da Bahia discute a comunicação social como um serviço público, direito do cidadão e dever do Estado, como preconiza a Constituição Federal no capítulo V.

O evento está sendo transmitido ao vivo pela rádio Educadora FM 107,5, pela TVE – com flashes ao vivo durante a programação. A partir do meio dia, será transmitido ao vivo, direto da conferência, o programa Multicultura e às 18h30 será apresentado o Jornal da Educadora direto do estúdio montado no local do evento.

A cobertura da 1ª Conferência de Comunicação Social da Bahia também será feita através do site da Comunicação do Governo da Bahia (www.comunicacao.ba.gov.br). O site Carta Maior (www.cartamaior.com.br) faz a cobertura multimídia da conferência.