No final da manhã desta sexta-feira (15) o painel temático de Comunicação, Educação e Novas Tecnologias reuniu os seus delegados para a apresentação de experiências envolvendo as três áreas e o debate de propostas para elaborar a resolução final.

O coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação (www.usp.br/nce) da Universidade de São Paulo (USP) iniciou o painel com a apresentação do projeto de Edu-comunicação, que é realizado na capital paulista e no estado do Mato Grosso.

Em seguida o coordenador técnico do Laboratório de TV Digital na Diretoria de Inclusão e TV Digital da Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (CPqD), Marcos Manhães, mostrou como é possível utilizar as novas tecnologias – entre elas a TV Digital – para promover a educação e a inclusão social.

De acordo com Manhães, a tecnologia dentro da sala de aula pode ser utilizada como uma forte ferramenta de integração da educação com a comunicação. Ele reforça também a idéia de que a sociedade deve se mobilizar para a construção de cidades digitais, com infocentros e telecentros que podem funcionar como ponto de difusão das idéias de cada comunidade.

A partir dessas idéias o grupo de delegados que forma o painel temático de Comunicação, Educação e Novas TIC começou a debater o tema. Durante esta tarde o grupo está subdividido para a elaboração de propostas que podem ser incluídas na resolução final da conferência.

No sábado (16), será apresentada a sistematização dos textos finais que vão compor as resoluções da conferência. A regulamentação do Conselho Estadual de Comunicação Social, previsto no artigo 227, parágrafo 2º, da Constituição da Bahia, deve ser uma das resoluções aprovadas pelos delegados.

A cobertura da 1ª Conferência de Comunicação Social da Bahia (http://conferencia.comunicacao.ba.gov.br) é feita através do site da Comunicação do Governo da Bahia (www.comunicacao.ba.gov.br). O site Carta Maior (www.cartamaior.com.br) faz a cobertura multimídia da conferência.

O evento também é transmitido ao vivo pela rádio Educadora FM 107,5, pela TVE – com flashes durante a programação. Às 18h30 será apresentado o Jornal da Educadora direto do estúdio montado no local do evento.