Ambientada em uma Bahia vulnerável à investida do capital externo e com sérias crises no setor alimentício e sanitário, a próxima aula do curso Conversando com sua História remontará ao século XIX para abordar as relações comerciais entre a América Portuguesa e a Espanhola.

De um ponto a outro. Bahia e Prata (1850-1889) é o tema da palestra da professora Cleide de Lima Chaves, que acontece nesta terça-feira (19), às 17h, no auditório do Palácio Rio Branco, na Praça Municipal.

Doutora em História Social pela Universidade do Rio de Janeiro e professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Cleide Chaves possui diversos livros e artigos publicados, como A economia baiana e platina no século XIX e História e literatura na região do Prata.

Na aula desta terça-feira, a professora pretende “evidenciar a dinâmica e a integração do comércio externo baiano e platense, especialmente a partir da segunda metade do século XIX, quando se registram as sucessivas crises da economia da Bahia e o desenvolvimento do comércio internacional, intensificado com a América Hispânica, mais especificamente , com a Bacia Platina”.

Além dos intercâmbios comerciais, será abordado também o papel das epidemias ocorridas no mesmo período que, gerando uma preocupação acerca da alimentação, contribuíram como um fator de integração comercial.

Com entrada gratuita, o curso Conversando com sua História é promovido pelo Centro de Memória da Bahia, da Fundação Pedro Calmon,. As aulas acontecem sempre às terças-feiras, às 17h. Para os participantes que tiverem, no mínimo, 75% de freqüência, é fornecido certificado.