O Ouvidor Geral do Estado de Mato Grosso (OGE/MT), Antonio Kato visitou nesta segunda-feira (11), a Ouvidoria Geral do Estado da Bahia. Em fase de reestruturação, a OGE/MT veio à Bahia conhecer a estrutura e a experiência da Ouvidoria Geral do Estado.

A visita teve como objetivo promover o intercâmbio entre as ouvidorias dos dois estados no que tange estrutura, ações e planejamento. O ouvidor Geral do Estado da Bahia, Jones Carvalho apresentou a Antonio Kato os trabalhos na Central de Atendimento da Ouvidoria, detalhes sobre o Sistema de Ouvidoria e Gestão Pública – TAG e o planejamento estratégico da OGE/BA para ampliar o diálogo com os cidadãos.

“A estrutura descentralizada da Ouvidoria Geral do Estado da Bahia permite ampliar o diálogo com o cidadão e dar resposta mais rápida aos registros.

Além disso, o TAG é um valioso sistema para gestão pública”, avaliou Antonio Kato, afirmando que a estrutura da OGE/BA servirá de modelo para reestruturação da ouvidoria em Mato Grosso.

Durante a visita foi fechada a parceria entre as ouvidorias dos dois estados para cooperação mútua e a utilização do Sistema de Ouvidoria e Gestão Pública -TAG pela Ouvidoria Geral do Mato Grosso, sistema criado pela equipe técnica da Ouvidoria Geral do Estado da Bahia e possibilita o funcionamento em rede das ouvidorias.

O TAG é uma ferramenta analítica, voltada para diagnóstico e prognóstico em gestão pública. A análise estatística dos registros gera indicadores importantes para as necessidades de mudanças em processos administrativos, correção de deficiências e melhoria na qualidade de serviços públicos.

O Estado da Bahia é referência no que tange a implementação e funcionamento de Ouvidoria em todo território nacional, sendo a única Rede de Ouvidorias existente no país. No total são 87 ouvidorias especializadas e 20 ouvidorias-parceiras, interligadas em rede através do Sistema de Ouvidoria e Gestão Pública- TAG.