Um vôo diário Miami-Salvador, a partir do dia 2 de novembro, já é visto como resultado do investimento do Estado no segmento do turismo étnico na Bahia, cujo principal produto é a Festa da Boa Morte, que terminou no último domingo, em Cachoeira, no Recôncavo baiano. Este é um dos temas do programa de rádio Conversa com o Governador, desta terça-feira (19), "Nós estamos dando mais uma passo para fortalecer o nosso turismo, gerar mais emprego, incluir a nossa gente com algo algo tão importante que vai aumentar a auto-estima do povo negro de Salvador e do Recôncavo baiano", frisou o governador Jaques Wagner.

A edição também aborda a renovação da frota de ônibus intermunicipais, entrega de um novo ferry-boat e a recuperação de estradas, além da homenagem ao cantor e compositor baiano Dorival Caymmi. O artista morreu no último sábado (16), no Rio de Janeiro, vítima de insuficiência renal e falência múltipla de órgãos.

Jaques Wagner elogia a iniciativa das empresas que entregaram 175 ônibus novos, mas ressalta o esforço do Estado que, em um ano e sete meses, recuperou 1.200 quilômetros de estradas e fez reparos de diversas naturezas em outros 11.500 quilômetros. Também foram totalmente reequipadas as 20 residências do Derba e compradas 220 máquinas. "Estamos trabalhando, melhorando a trafegabilidade e melhorando as condições de nosso povo viajar", comentou.

Da mesma maneira, na direção de promover o bem-estar da população, hoje será entregue um novo ferry-boat, capaz de fazer a travessia Salvador/Bom Despacho em menor espaço de tempo, que segundo o governador "foi uma exigência do Estado e é um [ferry] movido, alternativamente, a gás natural, mais leve e mais rápido". A nova embarcação tem capacidade para transportar 74 automóveis e 600 passageiros.

Wagner lamenta ainda a perda do cantor e compositor Dorival Caymmi que, para ele, representou na música, o que Jorge Amado foi na literatura. Por isso mesmo, o governador esteve presente ao sepultamento do corpo do artista, domingo, no Rio de Janeiro, e definiu Caymmi "como um baiano que soube como ninguém cantar as belezas e o encatamento da nossa Bahia, do nosso povo".

O programa Conversa com o Governador é disponibilizado gratuitamente pela Assessoria Geral de Comunicação Social do Estado da Bahia (Agecom) e veiculado pelas principais emissoras baianas de rádio. O conteúdo do programa pode ainda ser conferido no site da Agecom: www.comunicacao.ba.gov.br/conversa. Os ouvintes podem fazer perguntas pelo telefone 0800 71 73 28. A ligação é gratuita.