O Dia do Folclore, criado em 1965 e que se comemora em 22 de agosto, será lembrada com palestras, exposições e oficinas sobre elementos da cultura popular nas bibliotecas públicas.

A entrada é gratuita e as atividades são voltadas, principalmente, para crianças e jovens. No dia 20, às 15h30, a Biblioteca Pública Thales de Azevedo realizará a palestra “Folclore brasileiro: cultura ou cultura popular?”, com a historiadora Rosimeire Pereira.

A diferenciação entre cultura popular e cultura erudita, bem como a depreciação atribuída ao conhecimento popular, fruto de um preconceito que costuma classificar a cultura e o folclore emanados do povo como algo inferior, serão os temas abordados pela historiadora.

No mesmo local, haverá ainda uma exposição como o tema: “O Brasil e sua Cultura Popular”. Na mostra, o público pode conferir textos e livros de Antonio Risério, Zilda Paim, Frederico Edelweiss e Percival Tirapeli, até o dia 30.

O público infantil poderá desenvolver suas habilidades artísticas, além de conhecer melhor o folclore e suas manifestações com a confecção de um livro de pano sobre as lendas brasileiras.

A oficina será realizada no setor infantil da Biblioteca Pública do Estado (Barris) nos dias 18, 20 e 20, sempre às 15h.

No dia 22, às 10h, a Biblioteca Juracy Magalhães Júnior (Rio Vermelho) promoverá uma roda de capoeira com o mestre Canguru (Zenildo Silva dos Santos), que há mais de 15 anos desenvolve um trabalho de capoeira regional em escolas e academias, dentro e fora do Brasil. Serão 16 participantes, que mostrarão toda a ginga da capoeira e do maculelê.

Itaparica

No dia 27, às 9h30, os moradores da Ilha de Itaparica contarão com um Festival Intercolegial de Folclore, realizado na Biblioteca Juracy Magalhães Júnior.

“Sendo a Ilha de Itaparica um celeiro de manifestações folclóricas como Zé do Vale, os Caboclos Guaranis, o Samba de Roda da Misericórdia e outras, a BJMJr resgatará as tradições atráves da música, dança, dramatizações, artesanato e outras”, afirma Dalva Tavares, diretora da Biblioteca.