Cerca de 3 mil famílias de origem japonesa residem na Bahia, sendo que um terço concentra-se na Região Metropolitana de Salvador, segundo dados da Associação Nipo-Brasileira de Salvador (Anisa).

Reconhecendo a importância da colônia, o governo estadual apóia o Festival da Cultura Japonesa no Brasil, que vai acontecer entre os próximos dias 29 e 31, no Parque de Exposições de Salvador, como parte das comemorações pelo centenário da chegada dos japoneses ao país.

O vice-presidente da Anisa e coordenador geral do festival, João Koji Sunano, ressalta que o apoio do governo tem sido fundamental para o sucesso do evento.

O governo estadual, além de ceder o Parque de Exposições, vai colaborar com a segurança do evento com a participação do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil e com a manutenção de um posto médico.

“A Bahia será o ponto central das comemorações pelo centenário em todo o Nordeste, e vamos receber colônias japonesas de vários estados nordestinos”, explica Sunano.

Durante três dias serão mostradas diversas faces desta cultura milenar, a exemplo da religião, dança, música, pintura, gastronomia e artes marciais. Em quatro espaços distintos, o público vai poder participar de exposições e oficinas, assistir apresentações artísticas e culturais, deliciar-se com a gastronomia e conhecer mais sobre os esportes do Japão.

No espaço de exposições e oficinas haverá cursos de Origami – dobradura em papel; Bonsai – arte do cultivo de plantas em miniaturas; Ikebana – arranjo floral; Shodô –escrita a pincel; Mangás – histórias em quadrinhos; e exposição de bonecas, roupas, artigos e grande variedade de porcelana japonesa.
Para conhecer mais da programação, acesse o site www.anisa.com.br.