LOCAL: Rua das Portas do Carmo, nº 26, Pelourinho.
DATA: 29.08.08 (sexta-feira)
HORÁRIO: 14h

O QUE É: Reinauguração da Casa da Nigéria.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

REABERTURA: É uma das atividades da comitiva nigeriana que está em visita pelo Brasil entre os dias 26 e 29 de agosto, a convite do presidente Lula. Fazem parte da delegação o ministro da Cultura da Nigéria, o príncipe Adetokumbo Kayode, e o embaixador do país africano no Brasil, Kayode Garrick. Com apresentação marcada no Teatro Miguel Santana, bailarinos da Companhia Nacional de Dança – Nigéria National Troupe acompanham a delegação oficial do país, que durante sua passagem por Salvado realizou ainda um workshop com o Balé Folclórico da Bahia. 

CASA DA NIGÉRIA: Trata-se de um centro cultural que conta com museu de peças do artesanato nigeriano, acervos de livros para consulta e outros materiais sobre o país africano. Fechada para reforma há dois meses, a Casa da Nigéria possui um espaço multimídia para exibições de filmes e vídeos, cursos de línguas como o iorubá, além de informações da história, civilização e turismo do lugar. O local deve se tornar uma referência no intercâmbio cultural entre Brasil e Nigéria, estreitando a cooperação mútua e os laços culturais, sociais e econômicos entre as nações. 

IMÓVEL: Com três pavimentos, está inserido na poligonal de tombamento federal do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e é de propriedade da Santa Casa de Misericórdia da Bahia. O sobrado antigo foi construído no início do século XVII, originalmente em pedra e cal e alvenaria de tijolo maciço, com paredes externas dobradas e cobertura em telha cerâmica. Os pisos internos são em tabuado sobre estrutura de madeira. 

NIGÉRIA: É o país mais populoso do continente africano, com cerca de 140 milhões de habitantes. É a segunda maior economia do continente e o sexto maior produtor de petróleo do mundo. República Federativa desde 1960, o país está dividido em 36 estados e um distrito federal, com sistema presidencialista. Tem o inglês como língua oficial. 

HISTÓRIA: Os laços entre Brasil e África remontam ao século XVI. Os africanos chegaram em território brasileiro para trabalhar nas plantações de cana-de-açúcar como escravos, conquistando a liberdade três séculos depois. Os iorubanos foram um dos povos que mais influenciaram a cultura afro baiana, trazendo tradições e práticas religiosas, além de culinária, dança, música e vestuário, cujos traços podem ser encontrados nas ruas de Salvador ainda nos dias de hoje. 

OUTROS CENTROS: A reabertura da Casa da Nigéria fortalece a idéia do Governo do estado de ter diversas casas representantes de países africanos no Pelourinho, aproximando nossas culturas. Lá também existem as casas da Angola e do Benin, com o mesmo perfil de centro cultural.