Para ler um livro, as opções são ir à livraria e comprar o título desejado, passar numa biblioteca pública ou pegar emprestado de algum colega. Uma nova alternativa acontece até sábado (30) no Shopping Iguatemi, transformado em palco do projeto Livro Livre Salvador.

No Livro Livre, o leitor pode encontrar diversos títulos espalhados na praça de alimentação, banheiros e corredores do centro comercial, numa chance para uma boa leitura.

Além da leitura, a programação também tem contadores de histórias, oficinas, e bate-papo com escritores, atividades que ficarão a cargo da Fundação Pedro Calmon/Secult e das bibliotecas comunitárias Paulo Freire e Castro Alves.

Os interessados em doar livros – não são aceitos revistas, gibis ou publicações não literárias – podem procurar a Faculdade 2 de Julho (Garcia) ou a Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris).

O Projeto é uma iniciativa do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (Ufba) em parceria com a Fundação Pedro Calmon e outras instituições acadêmicas e de incentivo à leitura no estado.

Leitura livre

O movimento cultural Livro Livre Salvador pretende ampliar o número de leitores e formular estratégias que permitam a permanente circulação de livros em locais públicos, formando uma trilha de livros pela cidade.

O projeto é uma parceria de universidades, governos estadual e municipal, fundações, Ongs e bibliotecas comunitárias.