Quanto custa para a sociedade jovens trabalhando no horário da escola? Quanto custa ao país a não valorização da educação? Perguntas como estas vão ser levadas ao palco do Espaço Xisto, nesta quinta-feira (28), às 20h, pelo espetáculo Quanto Custa?, encenado por adolescentes do Centro de Referência Integral de Adolescentes (CRIA). A peça, com ingressos a R$ 2 e R$ 1, encerra a programação do Quintas do Teatro, projeto da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), vinculada à Secretaria de Cultura (Secult).

Na montagem, apoiada na metodologia de arte-educação do grupo, as ações se desenvolvem numa feira onde muitas histórias revelam os costumes de um povo. A partir daí, o cotidiano se transforma em arte. Entre folhas, artesanatos, frutas e barracas, feirantes conversam sobre temas como a escola, o trabalho infantil e de como trazer para dentro da escola a riqueza e a diversidade cultural dos ambientes populares.

Na sexta (29), o grupo realiza a oficina gratuita de teatro Quem Sou Eu? Quem Somos Nós?, no Centro Cultural Plataforma, das 14 às 18h, ministrada pelo diretor artístico Eugênio Lima. Além disso, haverá visita gratuita à sede da instituição, no Pelourinho, dia 3 de setembro, às 14h. O objetivo é apresentar a organização e promover um intercâmbio de idéias e experiências com o público, convidado a doar livros para a Biblioteca Zeca de Magalhães, que funciona na sede do grupo.