Quem resistir ao sono não vai se arrepender de conferir o penúltimo capítulo da série O Teatro Segundo Antunes Filho, que a TVE Bahia transmite na madrugada de quinta para sexta-feira (8/8), às 2h. Sob o título de A Poética do Mal, o programa mostra detalhes do processo criativo que o diretor desenvolve no Centro de Pesquisa Teatral (CPT), em São Paulo.

O método não envolve apenas o ator, mas também cenógrafos, iluminadores e sonoplastas, que, neste capítulo da série, aparecem trabalhando para a montagem de Paraíso, Zona Norte (1989).

A ênfase filosófica desse e de outros espetáculos (Nova Velha Estória, Trono de Sangue, Vereda da Salvação, Gilgamesh, Drácula de Outros Vampiros, e Fragmentos Troianos) é exposta por Antunes Filho, abordando as reflexões sociais, éticas e metafísicas que o motivaram à criação.

As técnicas de interpretação do CPT são comentadas pelos atores Luis Melo, Rita Martins, Marlene Fortuna e Laura Cardoso; o cenógrafo J. C. Serroni e o designer sonoro Raul Teixeira. Produzido pela TV Cultura (SP), o programa traz ainda depoimentos da pesquisadora Campbell Britton e de Danilo Santos de Miranda, gerente geral do Sesc (Serviço Social do Comércio).