Nesta quinta-feira (28), durante todo o dia, a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos colocará à disposição dos moradores do bairro de Canabrava, o Núcleo de Direitos Humanos (NUDH) Itinerante. O projeto de itinerância nas comunidades de Salvador pretende ampliar a divulgação dos serviços oferecidos e atender a um maior número de cidadãos.

Proposto pela Equipe de Articulação do NUDH, formada por advogados, assistente social, psicólogo e jornalista, o projeto deverá atender de 10 a 13 bairros próximos ao local onde os núcleos estão instalados. Inicialmente, a ação priorizará o entorno dos NUDHs do Pelourinho, CAB e Cajazeiras.

Em Canabrava vão atuar dois advogados que, das 9 às 17h, atenderão todas as demandas da população, no Grupo Cultural Bicho da Cana, localizado na Praça Gilberto Gil, próximo à quadra de esporte do bairro.

Em Salvador, os núcleos, que começaram a ser instalados no ano passado, funcionam no SAC Transbordo Iguatemi, Cajazeiras, Lobato e Centro Administrativo (CAB). A SJDH pretende inaugurar núcleos em Paripe São Cristóvão. Mais de duas mil pessoas já foram atendidas pelos NUDHs em casos de violação de direitos, discriminações e abusos de autoridade.

No mês de julho, nos cinco NUDHs da capital foram realizados 310 atendimentos, sendo que, destes, 81,25% eram demanda jurídica, 2,5%, psicológica e 16,25%, social, envolvendo as áreas voltadas ao idoso, criança e adolescente e direito da família.