Com professores qualificados e alunos dedicados se constrói uma instituição de ensino reconhecida. Essa é a avaliação que gestores e comunidade acadêmica dos dois cursos de Agronomia da Uneb fazem quanto ao bom resultado obtido no Exame Nacional de Avaliação da Educação Superior (Enad).

Segundo a avaliação do Enad 2007, os cursos da Uneb, sediados nos campi de Barreiras e Juazeiro, alcançaram média 4 (a escala de pontos é de 1 a 5). O resultado é o melhor da área na Bahia e empata apenas com mesmo curso da Universidade Estadual do Maranhão. O curso de Juazeiro repetiu o êxito: na avaliação de 2006 também tinha obtido conceito 4.

O campus 3 (Juazeiro) e o campus 9 (Barreiras), onde estão localizados os cursos de Agronomia e de Engenharia Agronômica, respectivamente, “são locais onde encontramos laboratórios a céu aberto”, segundo o professor João Luiz Coimbra, que ministra aulas no Campus 9 e percebe como os jovens procuram utilizar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Ambos os cursos se destacam também pela qualidade de seus professores. Em Barreiras, são oito doutores, os demais estão com o doutorado em andamento.