Começa nesta sexta-feira (21) a Oficina de Conferência para Professores Quilombolas, que se estende até domingo (31). O objetivo é incentivar a participação das escolas quilombolas e promover o lançamento da 3ª Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente.

A oficina será realizada no Centro de Referência da Cultura Afro-Brasileira, em Lauro de Freitas. No encontro, os educadores vivenciam a proposta da conferência.

As secretarias da Educação (SEC) e da Promoção da Igualdade (SEPROMI) participam na organização e realização do evento.

Os educadores quilombolas discutirão a elaboração de ações de enfrentamento em relação às questões ambientais nas suas comunidades. A proposta é pensar o global e agir local.

Além disso, serão realizadas palestras sobre os subtemas Terra, Ar, Água e Fogo por profissionais que atuam ou desenvolvem pesquisa sobre os impactos provocados pelas mudanças climáticas no mundo.

A próxima etapa será a realização da conferência nas escolas, em setembro. Em novembro, será realizada a etapa estadual. Em 2009, no mês de abril, acontecerá a conferência nacional.

Participam estudantes do ensino fundamental, da 5ª a 8ª séries das redes pública e privada, comunidades indígenas, quilombolas, assentamentos rurais sem escolas e alunos com necessidades especiais, sem restrição de idade, que estejam cursando as séries finais do ensino fundamental.