As unidades de ensino da rede estadual vão receber da Secretaria da Educação (SEC), R$ 2 milhões para investir na aquisição de materiais esportivos. A compra dos kits será feita pelas próprias escolas, de acordo com as necessidades de cada uma.

O anúncio foi feito, nesta quinta-feira (14), pelo secretário Adeum Sauer, durante o lançamento dos Jogos Escolares da Bahia 2008, no Colégio Estadual Manoel Devoto, onde uma partida de futebol abriu as atividades. A competição conta com o apoio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre/Sudesb).

Dividido em três etapas, os jogos devem reunir 35 mil estudantes de 12 a 17 anos de todo o estado. Com os jogos, a secretaria visa incentivar a participação e integração de estudantes baianos no esporte, além de inserir valores como respeito, cooperação e inclusão.

Essa também é a expectativa do estudante do 1º ano do Colégio Estadual Luiz Tarquínio, Alan Santos Gomes Lima, 15 anos. Há três anos ele joga vôlei e agora está feliz com o incentivo que os esportes estão recebendo nas escolas. “É muito importante para o nosso dia a dia praticar um esporte porque ele ajuda a tirar os jovens do mundo das drogas e do roubo”, avaliou.

É justamente no sentido de valorizar e promover o protagonismo juvenil que o secretário decidiu investir nos jogos como uma política educacional. “A escola tem que assumir cada vez mais esse protagonismo juvenil, transformando-se em um espaço agradável e atrativo para o aluno”, defendeu Sauer, que aposta nos jogos também como uma ferramenta de promoção da educação de convivência, interação e respeito pelo outro.

Modalidades como o atletismo, basquetebol, futsal, futebol de campo, handebol e voleibol farão parte da competição que vai contar ainda com festivais de ginástica rítmica e de xadrez, na última etapa. A capoeira também estará presente com um festival próprio, que contará com oficinas e apresentações. Para a coordenadora de esportes da SEC, Kely Costa, essa gestão defende que os esportes tenham uma identidade forte com a cultura juvenil e mobilização das escolas.

“Se formos ao campo do Direito vamos constatar que o esporte é garantido pela Constituição Federal”, informou. No lançamento dos jogos aconteceram ainda apresentações de capoeira e ginástica rítmica. A primeira etapa será realizada em cada uma das 33 Diretorias Regionais da Educação (Direc), deste mês a setembro. A segunda fase integrará duas ou três Direc, que competirão entre si, de setembro a outubro. Ficando a etapa final para novembro deste ano, na capital. Os vencedores das modalidades ganharão troféus e medalhas dos jogos.

Os estudantes das escolas baianas poderão se inscrever nas modalidades pretendidas dentro das categorias, de 15 a 17, e de 12 a 14 anos, de acordo com as especificidades de cada modalidade. “Os jogos refletem o compromisso do Governo do Estado com políticas públicas e reflete também que o esporte deve estar a serviço da educação e não a educação a serviço do esporte”, afirmou o diretor de excelência da Sudesb, Maurício Cedraz Néri.