A partir de segunda-feira (11), os estudantes da rede pública estadual contam com uma ferramenta a mais de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Trata-se do Projeto Educa Bahia, que oferece diariamente, até o dia 30 deste mês, uma hora de aula com conteúdo baseado nas provas do Enem. O projeto é da Secretaria da Educação (SEC), idealizado e coordenado pelo professor Antônio Marival Chaves Filho, em parceria com a TVE, que ficará responsável pela transmissão.

De segunda a sexta-feira, as aulas serão exibidas às 7h, 13h, 19h30 e 0h30, e aos sábados, das 7 às 12h, serão reprisadas. A idéia de exibir em um horário e reprisar em outro visa possibilitar que o maior número de estudantes tenha acesso à iniciativa. O projeto foi apresentado esta quinta-feira (7) em videoconferência no Instituto Anísio Teixeira (IAT). Durante as aulas serão abordadas todas as disciplinas.

Além das aulas na tevê, os estudantes terão acesso aos sites da SEC (www.sec.ba.gov.br), da TVE (www.tve.ba.gov.br) e do próprio projeto (www.educabahia.com.br). Será exibido ainda um link para o blog do Educa Bahia.

Em Salvador, os estudantes terão acesso também a uma aula-show, realizada no quadrilátero da Biblioteca Pública dos Barris de 18 a 22 deste mês, das 18 às 21h. Na ocasião, todos os professores que ministram as aulas no projeto estarão no local dando aula ao vivo e interagindo com os estudantes.

A SEC vai encaminhar às Diretorias Regionais de Educação (Direcs) um kit com DVDs com as aulas, para que elas enviem o material para as escolas, possibilitando assim o uso em sala de aula e o acesso aos municípios onde não há recepção da TVE.

Maior dimensão

Em sua fase piloto, o projeto tem como foco o Enem, mas a proposta da SEC é dar uma maior dimensão, para que passe a ser mais uma ferramenta de inclusão da excelência no ensino médio. Nessa etapa, será comentado o conteúdo das avaliações dos últimos cinco anos do Enem e realizados simulados. O conteúdo de cada aula também será disponibilizado na internet, possibilitando, além da consulta, a impressão.

Já o blog, que terá um link na página do projeto, vai possibilitar uma maior interação com os estudantes. Na página, os professores responderão às principais dúvidas e indagações dos alunos.