Estudiosos da história de Feira de Santana, alunos do curso de História, professores da educação básica das redes pública e privada de ensino, profissionais de comunicação. Eis o público alvo do 1º Ciclo de Debates – Ensino de História e Memória, que vai discutir a história local a partir das representações de Lucas da Feira.

O evento, organizado pelo Departamento de Educação, Colegiado e DA de História, acontecerá nos próximos dias 26 e 27, no auditório Victor Meyer, módulo 7 do campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

Tema de trabalhos acadêmicos, de publicações da literatura de cordel e de discussões polêmicas entre vários segmentos da comunidade feirense, Lucas da Feira, um ex-escravo, terá a sua história colocada em debate.

A professora Maira Paniago Cardoso, uma das coordenadoras do evento, disse que o objetivo é criar um espaço de discussão e reflexão. O evento é a primeira atividade do projeto, cuja meta é integrar as áreas de ensino e pesquisa em História.

Serão debatidos os temas “Ensino de História e História Local: por uma reflexão-ação a partir da história de Lucas da Feira”; “Por uma História Conseqüente: memórias sobre a história de Lucas da Feira”; e “Das Intenções às Ações: a luta pela (Re) afirmação de um lugar para Lucas da Feira na história de Feira de Santana”.

Os palestrantes serão professores da Uefs e da Uneb e representantes de segmentos da comunidade.