Alunos e professores do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) já podem desenvolver estudos e pesquisas com a utilização de dentes humanos.

Numa iniciativa de professores do curso, e com a aprovação do Comitê de Ética de Instituição, foi implantado o Banco de Dentes Humanos (BDH), que já recebe doações livres de pacientes atendidos em postos odontológicos de Feira de Santana e das cidades que integram a 2ª Dires.

Todos os cuidados e procedimentos de biossegurança são observados, desde a coleta do dente até a distribuição, conforme explicou o professor Carlos Henrique Rodrigues, autor do projeto de implantação do BDH.

Guardados em recipientes especiais e imersos em líquido apropriado, os dentes são limpos, raspados, lavados e higienizados.

Depois de esterilizados em autoclave, são separados individualmente e guardados em frascos com soro fisiológico, que será trocado a cada oito dias e mantido sob refrigeração.

O projeto de implantação do BDH contou, também, com a participação dos professores Júlio Motta e Dayliz Quinto Pereira e com o apoio do Departamento de Saúde e do Colegiado de Odontologia da Uefs.

O Banco de Dentes Humanos da Uefs está localizado nas dependências da Clínica Ceon, no módulo 6. Outras informações através do e-mail bdh@uefs.br ou pelo telefone (75) 3224-8089, do Departamento de Saúde.