A Secretaria da Educação da Bahia (SEC) autorizou a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) realizar suplementação de R$ 10,247 milhões ao orçamento deste ano para custeio e investimentos. O orçamento aprovado pelo Governo do Estado para 2008 foi de R$ 105,3 milhões.

A suplementação atende a demandas não contempladas pelo orçamento inicial, conforme explicou Maria de Lourdes Albuquerque, assessora de Planejamento da Uefs. Agora, será possível à instituição dar andamento às atividades nas áreas de investimentos de infra-estrutura e executar projetos voltados à assistência estudantil (bandejão e equipamentos da residência universitária), ensino, pesquisa e extensão (graduação, pós-graduação, arte, cultura, viagens de campo, apoio a eventos e publicações).

Os estudos sobre a execução do orçamento foram iniciados em janeiro e, desde então, já era visível a necessidade de suplementação orçamentária, enfatizou Albuquerque. O pedido foi encaminhado ao Governo do Estado em junho.

O reitor José Carlos Barreto de Santana informou que a suplementação é resultado de ação efetiva da administração central pela garantia do pleno funcionamento da instituição. Foram feitas gestões junto às Secretarias de Educação e de Planejamento e à Casa Civil do Estado, com o apoio decisivo de parlamentares feirenses, ressaltou.