“Candinha Dória: a eterna dama do teatro grapiúna” é o curta metragem em vídeo produzido por uma equipe de alunos do 7º semestre do Curso de Comunicação Social da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

O documentário resgata a história do teatro de Itabuna e mostra a importância da atriz Candinha Doria na constituição cultural da cidade.

No vídeo aparecem nomes importantes da história do teatro itabunense, como Nevolanda Pinheiro, Jailton Alves, Aldo Bastos, Antônio Jr, Zélia Possidônio.

Também participam pessoas que conviveram com Candinha, como Ramiro Aquino, Ana Amélia, além de seus familiares: Ana, Carlos e Cláudia Doria.

O trabalho resultou da insistência e ousadia dos alunos Diêgo Raniery, Emanuella Leite, Fernanda Oliveira, Jadson Nascimento e Jamile Brandão, que desde 2006 começaram amadurecer a idéia de filmar a história de Candinha e do teatro itabunense.

A oportunidade surgiu este ano a partir da disciplina “Oficina de Vídeo Educativo”, ministrada pela professora Betânia Vilas Boas.

O lançamento do documentário aconteceu no final de julho no Starplex Cinemas, no Shopping Jequitibá, com o apoio cultural da Secretaria de Educação e Cultura de Itabuna e do Ballet Tchu&Cia.