Incentivar a participação e integração de estudantes baianos no esporte, além de inserir valores como respeito, cooperação e inclusão. Esses são alguns dos objetivos dos Jogos Escolares da Bahia, que será lançado, nesta quinta-feira (14), às 8h30, no Colégio Estadual Manoel Devoto, pelo secretário estadual da Educação, Adeum Sauer.

O evento conta com o apoio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre/Sudesb) e deve reunir 35 mil estudantes de 12 a 17 anos de todo o estado.

A competição é dividida em três etapas. A primeira acontecerá em cada uma das 33 Diretorias Regionais da Educação (Direc), deste mês a setembro. A segunda fase integrará duas ou três Direc, que competirão entre si, de setembro a outubro. A etapa final será em novembro, na capital.

Modalidades como o atletismo, basquetebol, futsal, futebol de campo, handebol e voleibol farão parte da competição, que prevê ainda festivais de ginástica rítmica e de xadrez, na última etapa. A capoeira terá um festival próprio, com a realização de oficinas e apresentações.

Os vencedores das modalidades ganharão troféus e medalhas. Os estudantes das escolas baianas poderão se inscrever nas modalidades pretendidas dentro das categorias, de 15 a 17 e de 12 a 14 anos, de acordo com as especificidades de cada modalidade.