Apoiada pelo programa FazAtleta do Governo do Estado, a Seleção Baiana de Rugby enfrenta, neste sábado (30), a partir das 14h30, no campo de futebol da Ufba, em Ondina, a equipe de Curitiba. O time baiano tem boas chances de vitória e promete lutar para se manter entre as oito equipes que formam a primeira divisão dessa modalidade do esporte no Brasil.

“Vamos disputar em pé de igualdade com a equipe paranaense para reverter o insucesso que tivemos na primeira rodada do campeonato brasileiro, quando enfrentamos a seleção de São José dos Campos e fomos derrotados por 3 a 1”, afirma o presidente da Associação Baiana de Rugby, Juan Carlos Silva Alvarez.

Formada por talentos como Jurandir, Ramalho,Yuri Haramatsu, Francarlo e Diego, a seleção está entre as oito equipes que formam o Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão. Disputam com as equipes baianas, as seleções de Desterro, Niterói, Belo Horizonte, Rio Branco, Bandeirantes, Curitiba e São José dos Campos”.

Como esporte, o Rugby começou a chamar atenção dos baianos em 2007. Agora, a associação está promovendo um projeto de massificação nas escolas municipais de Salvador, visando atingir 1.100 crianças, principalmente dos bairros mais carentes da capital. “Quem pratica este esporte tem muitos benefícios e vantagens e usa a raça, a coragem, a amizade e o respeito como principais valores esportivos”, explica Juan Carlos.