Atletas de basquete, vôlei, handebol e futsal vão movimentar o município de Valente, localizado a 238 quilômetros de Salvador, durante o próximo final de semana (8 a 10), quando será realizado o sétimo zonal dos Jogos Abertos do Interior, competição promovida pelo Governo do Estado, através da Sudesb.

Doze (12) municípios do sertão estão confirmados para a disputa que definirá as equipes representantes da região na grande final, que será realizada em Feira de Santana, no período de 11 a 14 de setembro, quando haverá a inclusão da natação, do judô e da ginástica rítmica.

A abertura da competição será nesta sexta-feira (8) no Ginásio Municipal de Esportes de Valente. Entre as cidades inscritas para essa fase estão: Ponto Novo, Capim Grosso, Nordestina, Ichu, Riachão do Jacuípe, Jacobina, São Domingos, Retirolândia, Candeal, Conceição do Coité, Barrocas e Valente.

O Governo da Bahia, através da Sudesb, aumentou o número de zonais dos Jogos Abertos do Interior 2008 para nove etapas. Entre as cidades sedes estão: Caetité (Sudoeste I), Eunápolis (Extremo Sul), Bonito (Chapada), Senhor do Bonfim (Norte), Jequié (Sudoeste II), Valente (Nordeste), Camaçari (Região Metropolitana), Barra (Oeste) e Santo Antônio de Jesus (Recôncavo).

Os municípios que abrigam a competição foram escolhidos de acordo com a estrutura e interesse da prefeitura em financiar a hospedagem e alimentação da arbitragem.

Este ano, os Jogos Abertos do Interior ganharam força e cerca de 150 municípios se inscreveram. A Sudesb pretende atingir a faixa de 11 zonais em 2009, superar as barreiras da extensão estadual e democratizar o acesso ao esporte em todos os municípios baianos.