O Governo do Estado já assinou a ordem de serviço para restauração total das BAs 528 (conhecida como Estrada da Base Naval de Aratu ou Estrada do Derba) e 526, no trecho BA 528/ CIA. Com investimento total de R$ 9,2 milhões, as intervenções serão realizadas pelo Departamento de Infra-estrutura de Transportes da Bahia (Derba), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Infra-estrutura da Bahia (Seinfra).

Segundo o secretário estadual de Infra-estrutura, Antônio Carlos Batista Neves, a empresa Campbel Construções e Terraplenagem Ltda – vencedora da licitação – tem o prazo até dezembro deste ano para a conclusão das obras nas duas rodovias. A assinatura aconteceu na segunda-feira (4).

Com onze e cinco quilômetros de extensão, respectivamente, as BAs 528 e 526, tiveram seus pavimentos seriamente comprometidos devido ao tráfego de carretas com excesso de peso, além da falta de drenagem associada às fortes chuvas que caem na região. Serão construídos sistemas de drenagem, pavimentação, urbanização, sinalizações vertical e horizontal. Os dois trechos terão a restauração em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), o mais nobre dos pavimentos asfálticos.

As duas rodovias são importantes vias de acesso à Base Naval de Aratu. No entanto, ambas não passavam por grandes intervenções há mais de duas décadas. Por estas estradas circulam, diariamente, mais de 3 mil veículos, sendo que a maioria é de carretas, principalmente, com soja oriunda da região oeste da Bahia. A 1ª Residência de Manutenção do Derba, sediada em Camaçari, já vem atuando na área com manutenção rotineira, até a solução definitiva.