LOCAL: Município de Itabuna, na região Litoral Sul, a 433 quilômetros de Salvador (Centro Cultural Adonias Filho).
DATA: 04.08.08 (segunda-feira)
HORÁRIO: 14h30

O QUE É: Dia de adesão dos cacauicultores ao Plano Executivo para a Aceleração do Desenvolvimento e Diversificação do Agronegócio da Região Cacaueira (PAC do Cacau). Na oportunidade, haverá a inauguração da central de videomonitoramento do 15º Batalhão da Polícia Militar.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

EVENTO: Marca o início efetivo da participação dos produtores de cacau no plano. Na ocasião, cacauicultores com dividas junto às instituições financeiras serão esclarecidos sobre a necessidade de assinar o termo de adesão para obter novos créditos e aos outros benefícios do PAC do Cacau. Para os produtores em débito, essa é a oportunidade de conhecer as condições para a quitação, com descontos de até 60%. Durante o dia, também serão apresentadas as diversas ações do plano, que vão desde a orientação e formulação de novos projetos com acompanhamento de técnicos da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), à implantação de 20 unidades de processamento de amêndoas, por meio do Programa de Industrialização de Cacau, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura do Estado (Seagri). Os produtores terão até o dia 30 de setembro para confirmar a adesão ao PAC do Cacau.

PAC DO CACAU: Lançado em maio deste ano, tem como meta reerguer a economia local, acelerando o desenvolvimento da produção agrícola e revertendo o processo de desagregação econômica, social, ambiental, cultural e política da região cacueira. Para isso, os governos federal e estadual estão liberando recursos de R$ 2,2 bilhões para incentivar a verticalização da produção, a diversificação das culturas, a introdução de novas tecnologias e pesquisas para agregação de valor ao cacau.

AÇÕES DO PLANO: Visam a recuperação de 150 mil hectares de cacau com mudas mais resistentes a pragas, além da implantação de 100 mil hectares de seringa e de 100 mil de dendê para a produção de borracha e biocombustíveis, respectivamente. Ainda fazem parte do PAC do Cacau os programas complementares desenvolvidos pela Seagri para o incentivo do cultivo de frutas, flores e a industrialização da produção. Para alcançar os índices esperados, a secretaria está investindo na contratação de técnicos que levarão aos produtores assistência técnica rural de qualidade, novas tecnologias e pesquisa.

AGRONEGÓCIO DO CACAU: Representa R$ 6,376 bilhões, de acordo com a Seagri, considerando as exportações de cacau e derivados, envolvendo cinco indústrias processadoras e o faturamento do setor chocolateiro, representado por 98 unidades industriais filiadas à Associação Brasileira dos Chocolateiros (Abicab). Envolve ainda 47.340 propriedades agrícolas, localizadas em seis estados brasileiros, sendo 29.539 no Sul da Bahia. O segmento exportou, em 1979, US$ 956 milhões, reduzindo, no ano 2000, para US$ 161 milhões e, em 2006, já apresentou uma pequena recuperação, exportando US$ 361 milhões. O cacau é considerado um agronegócio que responde bem aos investimentos realizados.
CRISE: Foi deflagrada há cerca de duas décadas pela doença, antes inexistente na região, conhecida como vassoura-de-bruxa, em combinação com fatores como baixa produtividade das lavouras, baixos preços internacionais do cacau, condições climáticas desfavoráveis, incertezas técnicas e alto custo do combate à doença com a tecnologia disponível a época.

CENTRAL DE VIDEOMONITORAMENTO: Está localizada em um prédio, cedido pela prefeitura, para captar as imagens das 10 câmeras que serão instaladas durante a inauguração. O monitoramento será feito pela PM. Ainda serão instaladas mais 10 câmeras, totalizando um investimento de R$ 238 mil. A central faz parte do projeto Panopticon (O olho que a tudo vê), uma realização da Polícia Militar da Bahia em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), empresariado local, estabelecimentos bancários e outros.