Em audiência com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o governador da Bahia, Jaques Wagner, foi informado de que está em fase final de conclusão os estudos que permitirão a contratação, em nome do Estado, de operação de crédito externo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), num valor em torno de US$ 400 milhões.

O ministro Mantega elogiou o esforço do Governo da Bahia no rigor em suas contas públicas e também no aumento de arrecadação, permitindo, assim, contrair o empréstimo, uma vez que o Estado se mantém integralmente dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal e dos limites de endividamento.

“As contas da Bahia são um exemplo a ser seguido”, elogiou o ministro da Fazenda. Os recursos da operação com o BID serão destinados à reestruturação da dívida pública estadual em apoio ao Programa de Consolidação do Equilíbrio Fiscal para o Desenvolvimento do Estado da Bahia – Proconfis.

“Estamos confiantes na rapidez do processo, que levará em conta a relação custo-benefício e os interesses econômico e social desta operação de crédito”, afirmou o governador Jaques Wagner ao deixar o Ministério da Fazenda. Ele aguarda para os próximos dias a conclusão do processo.