A Bahia contará com 2.298 novas vagas para estudantes do ensino público superior em 2009. Os cursos, que serão oferecidos pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), foram anunciados nesta segunda-feira (4) pelo reitor Naomar Almeida Filho, na sede da Reitoria da Ufba.

O projeto, mais conhecido como Reuni, prevê a implantação de 26 novos cursos no turno da noite e o aumento em 50% do número de vagas. O investimento total será de R$ 187 milhões – R$ 100 milhões já estão assegurados.

Segundo o reitor, ainda este ano serão feitas cerca de 900 novas matrículas para o bacharelado interdisciplinar. A modalidade prevê o ensino de graduação superior com duração de três anos em Humanidades, Tecnologia, Artes e Ciências e Saúde. As inscrições serão abertas em setembro.

A nova estrutura educacional prevê também a contratação de 2 mil funcionários, entre servidores e professores, com dedicação exclusiva. Para o pró-reitor de Graduação da Ufba, Maerbal Marinho, os postos de trabalho gerados com a ampliação dos serviços na universidade devem gerar um impacto positivo na economia de Salvador.

Presente à solenidade, o governador Jaques Wagner disse que a iniciativa é uma importante ferramenta para a redução do déficit de vagas no ensino público superior na Bahia.

Wagner lembrou que a oferta da educação de terceiro grau tem crescido de forma significativa no estado, principalmente com a implantação das universidades Federal do Recôncavo Baiano e do Vale do São Francisco. “Estamos pleiteando ainda junto ao governo federal e aos parlamentares baianos a implantação de uma universidade no oeste da Bahia”, afirmou.

No campo estadual, o governador destacou o anúncio da implantação do curso de Medicina da Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (Uesb), em Jequié, e a construção e reforma dos três campi da Uneb em Itaberaba, Valença e Conceição do Coité. As obras de construção das novas sedes receberam investimentos de R$ 5,3 milhões.

Liberação dos R$ 87 milhões restantes

No evento, o reitor da Ufba aproveitou para pedir empenho à bancada baiana de deputados e senadores para a liberação, junto ao governo federal, dos R$ 87 milhões que restam para execução do Reuni.

Wagner reforçou o pedido de Almeida Filho e explicou que o repasse desses recursos é uma luta suprapartidária e de interesse de todos os baianos, assim como a criação da Universidade Federal do Oeste da Bahia.

Os deputados Daniel Almeida e Severiano Alves garantiram que vão mobilizar os parlamentares baianos em torno da liberação dos recursos. Para Daniel, ainda há uma defasagem muito grande na oferta de educação pública superior na Bahia “e a ampliação do número de vagas na Ufba já representa um grande avanço”.