A Embasa iniciou a ampliação do serviço de esgotamento sanitário do município de Madre de Deus e na Ilha de Maria Guarda, obra do Programa Água Para Todos que, nesta primeira fase, vai beneficiar aproximadamente 20 mil pessoas e contribuir diretamente com as demais ações de despoluição da Baía de Todos os Santos.

Estão sendo investidos R$ 6 milhões, recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), na implantação de mais quatro bacias de esgotamento sanitário para atender aos bairros de Cação, Suape, Nova Madre de Deus e Marezinha, além da Ilha de Maria Guarda.

Com a obra, o índice de cobertura do serviço de esgotamento sanitário vai chegar a 100% no município. A ação pretende promover a melhoria da saúde e qualidade de vida dos habitantes do município, além da preservação dos ecossistemas marinhos da baía.

Expectativa

As intervenções estão gerando grande expectativa entre os membros da comunidade. É o caso da dona de casa Eunice Maria Santana, dona Nicinha, moradora há 19 anos da rua Benício Nascimento. "Nós precisamos ter serviço de esgoto. Quando chove fica tudo entupido. Com essa obra, acho que vai ficar melhor”, acredita.

A professora Jucimara Souza do Sacramento, no bairro de Nova Madre de Deus, comenta sobre a importância da saneamento básico para a saúde das pessoas, pois reduz o risco de doenças como a diarréia. "Tenho conscientizado meus alunos para ter cuidado ao passar pelas valas abertas pela obra e digo que esses transtornos são necessários para que as casas do bairro tenham coleta de esgoto adequada", disse.

O atual sistema de esgotamento de Madre de Deus vai receber mais 10 quilômetros de rede coletora, 2,7 quilômetros de linha de recalque e 2.050 novas ligações domiciliares. As cinco estações elevatórias existentes serão reforçadas, com a implantação de quatro novas unidades de motor-bomba.

A estação de tratamento, na sede municipal, receberá melhorias em seus equipamentos e uma unidade de desidratação e armazenamento de lodo. O emissário existente também será ampliado e, na Ilha de Maria da Guarda, construídos uma estação de tratamento, com dois módulos, e um emissário com 50 metros de extensão.