O Dia do Soldado é comemorado em 25 de agosto, em homenagem ao marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do Exército brasileiro. As comemorações deste ano, realizadas no 19º Batalhão de Caçadores, no bairro do Cabula, em Salvador, começaram com honras ao governador Jaques Wagner. Em seguida, a tropa de oficiais cantou o Hino a Duque de Caxias.

Com a presença de autoridades civis e militares, a cerimônia teve seqüência com a entrega de medalhas de honra ao mérito aos oficiais que se destacaram em diversas atividades e o desfile da tropa ao som do Hino do Exército Brasileiro. O desfile foi acompanhado por cerca de 300 estudantes da rede pública, que receberam um kit cívico com a bandeira nacional para hasteamento nas respectivas escolas.

Após a solenidade, as crianças conheceram um pouco mais sobre as atividades do Exército e seus instrumentos de trabalho. Tainá, oito anos, constatou a importância do trabalho da instituição. “Gostei muito de aprender mais sobre o trabalho dos soldados, porque eles fazem o possível pela nossa segurança”, afirmou.

Muitos estudantes estavam se sentindo soldados de verdade, como Willian Damasceno, 10 anos, que pediu para ter o rosto pintado com a camuflagem utilizada pelos soldados. “Se puder, vou ser soldado pra defender o mundo e vencer as guerras”, disse.

O comandante da 6ª Região Militar, que compreende a Bahia e Sergipe, general João Francisco Ferreira, e o governador comentaram a importância da data e as atividades exercidas pelo Exército na Bahia. “Preparar-se para a guerra é a atividade-fim do Exército, mas hoje o conceito é de que os militares se integrem e prestem diversos serviços”, explicou Wagner.

Segundo Ferreira, a atuação do Exército em ações de cooperação com a população acontece em todo o país. “Na Bahia, podemos destacar duas grandes ações, a Operação Pipa, que leva água potável aos municípios do semi-árido atingidos pela seca, e a cooperação através da nossa engenharia para a construção de estradas, aeroportos, pontes e demais obras em benefício da comunidade”, observou.

As comemorações do Dia do Soldado foram iniciadas com a Corrida Duque de Caxias, realizada no último domingo (24), com a participação de atletas a partir de 14 anos. Os 10 primeiros colocados receberam prêmios em dinheiro. As comemorações seguem até sexta-feira (29) em municípios da Bahia e Sergipe.

A 6ª Região Militar é a mais antiga do Brasil e oficiais que servem no estado vão integrar o Batalhão Brasileiro de Força de Paz no Haiti, em dezembro deste ano.