Uma série de investimentos do Governo do Estado está mudando a realidade da malha rodoviária baiana. Recentemente, foi anunciada a recuperação de três rodovias: BRs 349 (Santa Maria da Vitória – Bom Jesus da Lapa) e 235 (Pau-a-Pique – Remanso – Divisa BA/PI) e BA 052 (Xique-Xique – Porto Feliz). As intervenções englobam os serviços de restauração e manutenção do pavimento.

Está programada para janeiro de 2009 a restauração da BR 349. Até lá, o trecho passará por melhorias, com execução da manutenção da via a partir do próximo mês de setembro.

Neste mesmo período será iniciada a licitação para a total restauração da BA 052 (de Porto Feliz, pertencente ao município de Piritiba, a Barra) – inserida no Programa de Restauração e Manutenção de Rodovias (Premar). Em outubro, a BR 235 também receberá manutenção ostensiva.

Com estas ações, a Bahia deixa de integrar a lista dos estados com as piores rodovias do país, divulgada, recentemente, pelo Guia Quatro Rodas Estradas 2009. No guia, foram analisadas as condições de cerca de 250 mil quilômetros das principais estradas do Brasil, considerando critérios como condições do asfalto, sinalizações horizontais e verticais, acostamento e pavimentação.

Em junho do ano passado, o governador Jaques Wagner inaugurou outro trecho da BA 052, mais conhecida como Estrada do Feijão, entre o povoado de Porto Feliz e Mundo Novo. A restauração total dos 38 quilômetros de extensão da rodovia proporcionou a redução do tempo de viagem de duas horas para 30 minutos. Outro trecho que também está programado para ser restaurado no Premar é a BA 172, que liga Santa Maria da Vitória a Javi.

“O governo sabe que, apesar de todo o esforço para reverter o quadro, ainda existe muito chão pela frente. Por isso, os trabalhos não param. Em 18 meses de gestão, Já executamos restaurações em 1.186 quilômetros de estradas, 10.793 quilômetros passaram por melhorias de trafegabilidade e as sinalizações verticais e horizontais foram reforçadas em mais de dois mil quilômetros”, ressaltou o secretário estadual de Infra-estrutura, Antonio Carlos Batista Neves.

De acordo com Batista Neves, já foram concluídos processos licitatórios para execução de obras em 36 trechos de rodovias (709 km) e outros 41 trechos (1.282,6 km) estão em licitação para contratação de projetos executivos. “Concluímos ainda a recuperação de duas pontes, uma na BA 465, que liga Angical a Missão do Aricobé, e outra na BA 634 (Itambé – Ribeirão do Largo). Além disso, estamos com obras em andamento em mais sete pontes: a Ilhéus/Pontal na BA 001, a de Santo Antônio de Jesus/Amargosa na BA 026, a do entroncamento da BR 101 (Amargosa) a Jucuruçu (Rio Jundiá) na BA 284, e outras quatro pontes na Várzea do São Francisco, na BA 160”.

O governo federal e instituições privadas (nacionais e internacionais) também têm sido importantes parceiros do Estado para a consolidação destes objetivos. “Firmamos, desde o ano passado, convênios com o Banco Mundial (Bird), Petrobras, ministérios da Integração Nacional e do Desenvolvimento Agrário (MDA) para dar continuidade ao trabalho”, pontuou o diretor geral do Departamento de Infra-estrutura de Transportes da Bahia (Derba), Jorge Tufic.

Com o Bird, o governador Jaques Wagner conseguiu um empréstimo para executar o Programa de Restauração e Manutenção de Rodovias (Premar), que vai restaurar, com investimento de US$ 186 milhões, 1.800 km de 15 rodovias baianas, beneficiando mais de 1,6 milhão de habitantes de 65 municípios.

As Residências de Manutenção do Derba – autarquia vinculada à Secretaria Estadual de Infra-estrutura (Seinfra) – foram totalmente reequipadas com recursos próprios e em parceria com o MDA e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Paraíba (Codevasf) – órgão ligado ao Ministério da Integração. Ao todo foram, investidos R$ 60 milhões para aquisição de 220 máquinas, já entregues às 20 Residências, para atuar na manutenção de diversas rodovias do estado.

Outro convênio de destaque neste governo foi fechado com a Petrobras. O compromisso de cooperação técnica prevê a restauração total de 231,4 km de rodovias, beneficiando cerca de 510 mil pessoas de 12 municípios da Região Metropolitana de Salvador e Recôncavo baiano. Serão investidos cerca de R$ R$ 67,5 milhões, sendo que a Petrobras aplicará R$ 59,5 milhões para as restaurações e o Estado será responsável pela conservação destas vias, num investimento de R$ 8 milhões.