O governador Jaques Wagner recebeu nesta terça-feira (12), em seu gabinete, representantes do trade turístico baiano. O diretor-geral do Grupo Pestana, Paulo Dias, e o diretor do Grupo Imocom, Luiz Varandas, confirmaram o apoio do segmento ao plano de revitalização do Centro Antigo de Salvador, proposto pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult).

“A participação efetiva da iniciativa privada é muito importante para o desenvolvimento do setor. O projeto tem todo o nosso apoio”, disse Dias. Entre as áreas beneficiadas com o projeto, estão o Pelourinho, o Largo do Carmo, o bairro de Santo Antônio e a região do Comércio.

A proposta, que busca desenvolver ações de conservação do patrimônio e de sustentabilidade da economia local, conta ainda com a parceria do Ministério das Cidades, da prefeitura de Salvador e da sociedade.

O projeto tem consultoria técnica do arquiteto franco-chileno Léo Orellana, especialista em reabilitação de centros antigos, e o apoio oficial da Unesco. A previsão é de que o plano fique pronto em dois anos. Até lá, as chamadas câmaras temáticas (grupos formados pelos atores envolvidos no processo) vão se reunir de três em três meses para discutir o assunto e iniciar a montagem do plano.