Já estão em andamento, as obras de requalificação ambiental e urbanística da comunidade de Nova Constituinte e Vale do Paraguari, em Periperi, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, sob responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder).

Densamente ocupada e formada por subabitações onde vivem 3.806 famílias, das quais 270 em situação de risco, a área Nova Constituinte/Vale do Paraguari passará a ter urbanização integrada, redes de abastecimento de água e de tratamento de esgotos, drenagem, pavimentação, obras viárias, contenções, recuperação ambiental e complementação da rede elétrica.

Serão construídas também unidades habitacionais (228) e sanitárias (743), realizadas melhorias em 1.232 habitações, implantados equipamentos comunitários e serviços urbanos, incluindo posto de saúde, pista de skate, anfiteatro, praça, três quadras poliesportivas, centro comunitário, creche e escola de 1º grau. Paralelamente às obras, a comunidade está sendo beneficiada com a regularização fundiária.

Resgate social

Ao anunciar oficialmente o início das obras, que integram os Projetos Prioritários de Investimento (PPI em Favelas), assegurados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a presidente da Conder, Maria del Carmen, lembrou que há 16 anos a comunidade, onde atualmente vivem 11.303 pessoas, enfrenta graves problemas estruturais comoo transbordamento do canal do Rio Paraguari e a existência de subabitações.

Ela coordenou no sábado (9), na Escola Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, a primeira reunião entre a comunidade e técnicos da empresa para explicar o andamento das obras, informando que, somente na primeira etapa, serão investidos R$ 2,3 milhões e o prazo para a conclusão é de 18 meses.

O investimento global será de R$ 42,9 milhões, oriundos do governo federal e da contrapartida do governo estadual, devendo todo o trabalho técnico social estar concluído em 27 meses.

O chefe do Departamento de Ação Social da Conder, Miguel Cal, explicou que, a exemplo do que já vem sendo feito na área de Pitanguinhas, em Simões Filho, onde obras de apoio à urbanização de assentamentos precários também estão em andamento, é importante a colaboração da comunidade, principalmente quanto aos cuidados na prevenção de acidentes. Disse ainda que a pavimentação das ruas do Congo, Ana Cristina e da Glória será feita também na primeira etapa.