Publicada às 20h50

Atualizada às 22h55

O governador Jaques Wagner confirmou na noite desta sexta-feira (8) a indicação da socióloga Luiza Bairros para a Secretaria de Promoção da Igualdade. Ela substitui Luiz Alberto, que volta a atuar como deputado federal.

O anúncio foi feito durante a solenidade de encerramento do Seminário Segurança Pública e Promoção da Igualdade, no Centro de Convenções, numa iniciativa da secretaria.

A platéia do seminário, composta por representantes de entidades negras, indígenas e de mulheres, entre outras, aplaudiu com entusiasmo. Luiza Bairros é pesquisadora e ativista dos movimentos negro e de defesa dos direitos da mulher.

Wagner explicou que desde março o secretário Luiz Alberto havia comunicado a decisão de se afastar do governo. Ele estava sendo pressionado por entidades negras para voltar ao Congresso Nacional. A exoneração de Luiz Alberto será publicada no Diário Oficial deste fim de semana.

“Ele avançou muito no trabalho à frente da Secretaria, mas mesmo com os avanços obtidos com seu trabalho, foi impossível segurá-lo, mas temos a certeza que ele estará atuando na mesma direção da Sepromi, contando com o trabalho de Luiza Bairros, que também é uma indicação que fazemos com absoluta convicção de um trabalho memorável”, afirmou Wagner.

A nova secretária destacou o trabalho do antecessor. “Este é o caminho e vamos continuar atuando para transformar em prática as políticas desenvolvidas pela Sepromi”, disse Luiza, que passará as próximas semanas inteirando-se dos projetos já em andamento na secretaria, criada por Wagner há pouco mais de um ano e sete meses, quando começou a nova gestão do governo baiano.

Seminário- Antes de anunciar a indicação de Luiza Bairros, Wagner reafirmou a importância da conferência para a promoção do diálogo social. Representantes de 220 instituições da sociedade civil participaram do evento.

“A dor dos que sofrem o dia-a-dia da discriminação é muito maior que os que estão na luta apenas por convicção ou consciência, daí a importância dessa participação”, disse.

Wagner ressaltou que, agora, o governo é o primeiro a defender que o limite da autoridade é a lei e que a própria polícia baiana tem se mostrado disposta a também passar pela mudança cultural, buscando avançar cada vez mais quanto ao respeito aos direitos humanos, atuando dentro dos parâmetros da justiça, “pegando também os de cima”.

O governador referia-se às operações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), a exemplo da realizada na sexta-feira (8) com a prisão de integrantes de uma organização criminosa integrada por advogados e magistrados.

Luiz Alberto comemorou os resultados da conferência, fechando as ações de sua gestão na Sepromi. “Os relatórios com os resultados serão entregues pela Sepromi para outras secretarias visando à realização de ações conjuntas”, assegurou.

“O secretário e o governo estadual estão de parabéns pela coragem de realizar pela primeira vez a discussão de um tema que era tratado com medo ou como tabu”, observou Valdina Pinto, a makota do terreiro Tanuri Juçara, que representou a sociedade civil.