A Papaiz está investindo R$ 12 milhões na ampliação e na compra de equipamentos para a fábrica de Pirajá, em Salvador, o que deve gerar cerca de 500 novos empregos. A empresa decidiu desativar fábrica em Diadema (SP) e concentrar a produção de fechaduras, cadeados e dobradiças na Bahia.

A fábrica está sendo ampliada em 10 mil metros quadrados e uma nova máquina "galvânica" foi adquirida, para dar acabamento nas peças em níquel, cromo e latão. Ao concentrar esforços na Bahia, a Papaiz também quer abrir espaço para ampliar a participação no Nordeste, onde há uma expansão do setor imobiliário.

No primeiro semestre deste ano, a Bahia registrou um aumento de 153% na venda de imóveis em relação ao primeiro semestre de 2007. Já o número de lançamentos foi de 9.183 unidades, um aumento de 179,2% sobre o ano passado.

Além de investir na ampliação e na compra de equipamentos, a empresa vai pagar, a partir do início do ano que vem, participação nos lucros e resultados e investir em treinamento dos trabalhadores baianos.

A ferramentaria, que exige conhecimento especializado, ficará ainda em Diadema. A idéia, porém, é que, com a capacitação de profissionais no estado, nos próximos anos a área possa ser transferida para na Bahia.

A fábrica de Diadema está sendo desativada e o local será transformado no Centro Industrial e Comercial Ângela Papaiz. A concorrência chinesa e a valorização cambial são os motivos que levaram a empresa a tomar essa decisão.