Promover reflexão e ação no sentido de assegurar os direitos da criança e do adolescente. Esse é o objetivo do “Congresso da Infância e Juventude: ECA 18 anos-Proteção Integral Sempre!”, que será realizado, segunda e terça-feira (11 e 12), no Centro de Convenções, pela Fundação César Montes (Fundacem), com apoio da Escola de Magistrados da Bahia (Emab), Ministério Público e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes).

O evento contará com a presença do psicólogo-social, Prêmio Nobel da Paz, em 1985, Francesco Gnisci Bruno, também contemplado, em 1984, com o Prêmio Unesco, da Educação para a Paz. Ele falará sobre metodologias para solucionar problemas psico-sociais da infância e adolescência. Os agentes de toda a rede de proteção do Estado também estarão reunidos para celebrar os avanços alcançados e, principalmente, traçar estratégias e firmar compromissos destinados à efetiva implementação dos direitos infanto-juvenis.

Além de comemorar os 18 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o congresso também capacitará os agentes defensores dos direitos infanto-juvenis, entre eles, os conselheiros tutelares, magistrados, promotores de justiça, defensores públicos, assistentes sociais e dirigentes da rede de proteção infanto-juvenil. São convidados especiais, os conselheiros Tutelares e os de Direitos da Bahia, que terão isenção de taxa na inscrição do evento.

Para o Promotor de Justiça e Coordenador do Núcleo de Apoio para Implantação, Estruturação e Fortalecimento dos Conselhos de Direitos, Tutelares e Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, Millen Castro de Moura, “o congresso tem sua importância reforçada ao oferecer capacitação simultânea a gestores de diferentes áreas de atuação com foco na necessidade de privilegiar a destinação de recursos para a área infanto-juvenil”.

Serviço

O quê: Congresso da Infância e Juventude: ECA 18 anos – Proteção Integral Sempre!.
Quando: Dias 11 (segunda) e 12 (terça) de agosto de 2008
Onde: Centro de Convenções da Bahia – Salvador