O Instituto do Meio Ambiente (IMA) inaugura, nesta sexta-feira (8), a Base Ambiental do Sistema de Proteção Legal da Mata Atlântica (Sisprot), em Amargosa, a 240 quilômetros de Salvador, que vai atuar com um novo modelo de fiscalização integrada contra o desmatamento da Mata Atlântica, numa região que abrange 27 municípios.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre o IMA, o Ministério Público, a Secretaria de Segurança Pública – instituições que integram o Sisprot – e a prefeitura local. A atuação conjunta vai possibilitar maior desdobramento judicial das ações de fiscalização ambiental do instituto, em Amargosa e municípios vizinhos.

Essa é a primeira base ambiental do estado e está prevista a implantação de outras nas regiões sul, baixo sul e extremo sul, em municípios situados nas áreas de Mata Atlântica. O trabalho será desenvolvido pelas três instituições que integram o Sisprot e planejado com os promotores dos municípios, delegacias da Polícia Civil atuantes na região e com a Delegacia de Proteção Ambiental que será instalada no município.

Além de Amargosa, a base ambiental vai atuar em outros 26 municípios – Brejões, Castro Alves, Conceição do Almeida, Cruz das Almas, Dom Macedo Costa, Elísio Medrado, Iaçu, Itatim, Jequiriçá, Lage, Milagres, Muniz Ferreira, Muritiba, Mutuípe, Nova Itarana, Presidente Tancredo Neves, Santa Inês, Santa Terezinha, Santo Antônio de Jesus, São Felipe, São Miguel das Matas, Sapeaçú, Teolândia, Ubaíra, Varzedo e Wenceslau Guimarães.