A convite do Instituto do Meio Ambiente (IMA), representantes dos ministérios públicos estadual e federal estiveram na manhã de segunda-feira (18) na sede do instituto, onde participaram de uma apresentação sobre o planejamento estratégico do órgão para o período 2008/2011. O evento foi um consenso entre as instituições para que os MPs passem a ter mais informações sobre os projetos e estratégias do IMA.

Para a coordenadora das Promotorias do Meio Ambiente, Ana Luzia Santana, foi uma grata surpresa conhecer o nível de planejamento do IMA. “A diretora do instituto e nós da promotoria havíamos acordado esse encontro. Parabenizamos o IMA, sobretudo no que diz respeito à transparência na aplicação de recursos. Esperamos agora que as ações em prol do meio ambiente não tardem a acontecer”, afirmou.

A diretora-geral do IMA, Beth Wagner, disse que o encontro do órgão com o Ministério Público faz parte do compromisso em fortalecer os laços com a sociedade civil e com o próprio MP. “Já tivemos rodadas com organizações não-governamentais e vamos continuar estimulando as parcerias. Estamos expondo nossos aspectos positivos e nossas dificuldades e procurando garantir a execução do que já está planejado”, explicou.

O representante do Ministério Público Federal na Bahia para o Meio Ambiente, Ramiro Rockenbach, confirmou as palavras de Beth Wagner, principalmente no que diz respeito às parcerias. “Para proteger o meio ambiente na Bahia, é preciso que todas as instituições estejam sintonizadas, porque o objetivo é o mesmo”, destacou.

Mais eventos agendados

Ao final da apresentação, ficaram agendados mais dois eventos envolvendo o IMA e os ministérios públicos estadual e federal. No próximo dia 8 de setembro, acontecem na sede do IMA duas apresentações, exibindo o mapeamento de licenciamento ambiental para empreendimentos no extremo sul da Bahia.

Na oportunidade, os MPs apresentam o mapeamento de licenças solicitadas para empreendimentos no oeste baiano. Em outubro, está programado um curso, dirigido aos procuradores, para operação do Cerberus, o sistema de licenciamento do IMA.