A décima edição da Exporural começa neste sábado (9) e, para preservar a sanidade dos cerca de 10 mil animais que participarão do evento, uma equipe de médicos veterinários da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) está em plantão de 24 horas, na entrada do Parque de Exposições.

O objetivo é fiscalizar a documentação sanitária obrigatória para acompanhar os diferentes tipos de especies, dentre elas, bovinos, bubalinos, eqüídeos, aves, ovinos e caprinos. A lei proíbe a entrada de animais sem apresentação de documentos como a Guia de Trânsito Animal (GTA) e os certificados específicos para cada espécie.
A exposição agropecuária deve reunir cerca de 300 mil visitantes até o dia 17 deste mês. Lá, o público terá a oportunidade de conferir de perto, as principais ações de defesa sanitária animal e vegetal do estado, executadas pelo órgão vinculado à Secretaria da Agricultura da Bahia (Seagri/Adab).

Ao todo, a Adab possui 24 programas, dentre eles, o combate a febre aftosa, sanidade avícola, manejo integrado da ferrugem asiática, modernização do abate, dentre outros. Considerada referência de modelo em seu setor, o órgão é voltado para permitir o ambiente mais seguro possível, do ponto de vista sanitário aos produtores rurais, garantindo a crescente produção agropecuária da Bahia e do Brasil.

“A agência é responsável pela segurança do patrimônio agropecuário do estado, sendo vigilante para evitar o ingresso de doenças e pragas exóticas, trabalhando para combatê-las ou erradicá-las, de modo a evitar prejuízos para o produtor rural e as economias baiana e brasileira”, explica o diretor-geral, Altair Santana, que apresentará no dia 14, às 16:30, durante a Expocarne, o Modelo de Regionalização do Abate, desenvolvido pelo órgão.

O destaque da participação da Adab será a encenação teatral “Carne com Qualidade”, que será apresentada todos os dias sempre às 10 e 15h, dentro do espaço denominado Mini-Exporural. O teatro transmite, de forma lúdica, assuntos relativos à segurança alimentar para o público infanto-juvenil.