Quatrocentos alunos de escolas públicas e privadas de Salvador. Este foi o total do público presente na última terça-feira (12) nas duas encenações da peça teatral Carne com Qualidade, promovida pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) na 11ª edição da Exporural, no Parque de Exposições de Salvador.

Segundo a coordenadora do projeto e médica veterinária da Adab, Irma do Amor, cerca de 6 mil alunos devem assistir à peça até sexta-feira (15), que está sendo apresentada no espaço Miniexporural, diariamente, às 10 e às 15h.

“O objetivo desta ação é integrar os estudantes do meio urbano com o rural, despertando-os para a importância de ficar atentos às zoonoses, de forma a torná-los multiplicadores em suas casas”, afirmou a coordenadora. Ela disse que durante o espetáculo as crianças aprendem noções da Portaria 304/96 do Ministério da Agricultura, como a que a carne deve ser abatida num matadouro inspecionado por um médico veterinário do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) ou do Serviço de Inspeção Federal (SIF).

Formada por quatro atores, a peça mostra de forma lúdica e didática as diferenças entre a carne inspecionada e a carne clandestina. Doenças como brucelose, tuberculose, diarréia e infecção alimentar podem ser transmitidas na carne clandestina. “Legal. Aprendi que não pode mais comprar carne na feira, porque é cheia de bactérias”, destacou Evelin Freitas, oito anos, aluna da 3º série. O espetáculo tem o apoio da Petrobras e das Voluntárias Sociais da Bahia e contempla alunos da alfabetização ao 3º ano do ensino médio