A Central de Desenvolvimento das Associações do município de Araci e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza do Estado (Sedes) assinam, nesta quinta-feira (28), convênio, no valor de R$ 20 mil, para aquisição de canoas e equipamentos de pesca. A iniciativa vai beneficiar os pescadores do Programa Bolsa Família.

As 20 famílias que sobrevivem da pesca na região do Açude do Poço Grande estavam impossibilitadas de utilizar seus equipamentos, devido a proibição, pelo Ibama, de uso de redes de malha fina. Com isso, não podiam contar com o seu único meio de subsistência.

“Agora, com a aquisição das redes adequadas, serão outras as condições de trabalho. Haverá aumento da produtividade e a renda dos pescadores locais, que terão um ganho mensal acima de um salário mínimo por família”, afirma a superintendente de Segurança, Inclusão e Assistência Alimentar da Sedes, Ana Torquato.

Além da aquisição de 20 canoas, 20 redes de pesca, 20 tarrafas e 52 dúzias de covo para captura de camarão, também está prevista a capacitação dos beneficiários.

O convênio será assinado na sede da Central de Desenvolvimento das Associações de Araci, na Praça da Nação.