Incentivar o consumo de pescado, por meio da divulgação dos benefícios para a saúde da utilização regular do mesmo em uma dieta de alimentação saudável. Com esse objetivo será lançada, nesta sexta-feira (29), no auditório do Colégio Estadual Luís Viana, em Brotas, a partir das 9h, a quinta edição da Semana do Peixe. A campanha é uma promoção do Ministério da Pesca e Aqüicultura (MPA) em parceria com diversos órgãos públicos, associações e entidades no Brasil.

Na Bahia, o evento acontece até o dia 16 de setembro e tem o apoio da Bahia Pesca, órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri) e da Vigilância Sanitária. No lançamento haverá palestras sobre os limites e conseqüências da relação alimento e mercado, e uma intensa discussão sobre práticas para uma boa alimentação.

Também será lançado o concurso de redação para alunos de colégios estaduais e municipais do estado com o tema A importância do pescado na minha alimentação. Os baianos ainda poderão conferir o stand montado na praça de alimentação da Faculdade Jorge Amado, entre os dias 1º e 3 de setembro, onde serão distribuídos materiais de orientação sobre o consumo do pescado.

Além de fomentar o consumo do peixe, a campanha visa estimular as comunidades pesqueiras e aquícolas a comercializarem diretamente seus produtos, reduzindo o número de atravessadores, gerando novas alternativas de renda e trabalho, e também aproximar o mercado consumidor de seus produtos regionais.

A programação terá alcance em alguns municípios baianos, a exemplo de Nazaré, São Francisco do Conde e Casa Nova, onde ocorrerão atividades diversas como palestras, concurso de culinária, gincanas e a elaboração de um livro de receitas.

O ministro da Pesca e Aqüicultura, Altemir Gregolin, anunciou, durante o lançamento nacional da campanha, em São Paulo, na segunda-feira (25), que pretende dobrar o consumo de pescado per capita do país que hoje é de 6,8 quilos por ano, seguindo a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A quinta Semana Nacional do Peixe, que é destinada aos consumidores, empresários de comercialização de pescado, estudiosos, pesquisadores, imprensa, entidades representativas do setor pesqueiro e aquícola, estudantes e donas de casa, configura-se, hoje, como a consolidação de uma política pública de comercialização do pescado, constituída pelo governo federal.