O sol entre nuvens vai predominar neste final de semana na maior parte do estado. A previsão climática foi divulgada ontem (28) pelo Centro Estadual de Meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), antiga Superintendência de Recursos Hídricos (SRH), autarquia da Secretaria do Meio Ambiente (Sema).

Esta condição de calor, associada à baixa umidade relativa do ar e conseqüente vegetação seca, favorece a ocorrência de focos de queimadas nas regiões oeste, do São Francisco e norte da Bahia. As temperaturas variam entre 18ºC (mínima) e 33°C (máxima) nestas localidades.

Em Salvador, a previsão indica predomínio de sol entre nuvens, com possibilidade de pancadas de chuva durante a noite. As temperaturas devem variar entre 21°C (mínima) e 30°C (máxima), e a umidade relativa do ar pode variar entre 80 e 90%. A direção predominante dos ventos será de leste, com intensidade variando entre 3 e 5 metros por segundo.

No interior, que envolve as regiões da Chapada Diamantina e sudoeste, o céu deve se manter parcialmente nublado a claro, com temperaturas mínimas entre 16 e 19°C e máximas entre 27 e 30°C.

Em todo o litoral baiano, há possibilidade de formação de nuvens, devido a um sistema de alta pressão posicionado sobre o Oceano Atlântico, que ainda intensifica os ventos úmidos que vêm do mar.

Nas regiões nordeste, do Recôncavo e sul, a previsão é de céu parcialmente nublado a claro, chuvas isoladas e temperaturas oscilando entre 18 e 21°C (mínimas) e 28 e 31°C (máximas).

A maré alta deve variar entre 2 e 2,6 metros e atingir seus máximos em torno das 3 e 4h. As alturas mínimas devem ocorrer em torno das 9 e 10h, com valores entre 0,1 e 0,9 metro. A previsão de ondas indica que elas terão agitação moderada e fraca e com altura máxima chegando a 2,6 metros.