Em um ano, o Programa Água para Todos, desenvolvido pelo Governo do Estado, já beneficiou mais de 1,1 milhão de pessoas em diversas regiões baianas.

O programa foi lançado em agosto do ano passado e desde então foram elaborados projetos e também executadas obras de abastecimento, além de saneamento básico e integrado em toda a Bahia, que beneficiaram 1,5 mil localidades. Os investimentos foram de aproximadamente R$ 230 milhões.

 

Entre as ações do Água para Todos estão a construção de cerca de 16 mil cisternas, 566 poços tubulares e 361 sistemas simplificados de abastecimento de água. Na Chapada Diamantina, por exemplo, a riqueza de recursos hídricos não era traduzida em oferta de água para os moradores de algumas regiões.

Somente a partir do ano passado, os habitantes de sete localidades em Ibitiara passaram a ter acesso a água tratada. Na cidade foi construído um sistema que faz captação de água de um poço tubular e abastece a população após passar por 11 quilômetros de adutora.

Abundância

Um ano depois da inauguração do sistema, os moradores ainda comemoram a chegada da água. O presidente da associação de moradores local, José Carlos de Souza, disse que todos estão rindo à toa, na sede do município e nos povoados. “Agora a água corre em abundância”, observa.

A dona-de-casa Irani Araújo também está feliz com o sistema de abastecimento implantado em Ibitiara. Na casa, onde mora com 11 familiares, não há mais rodízio na hora do banho. “Agora todos têm água para a higiene pessoal e também para matar a sede”, afirma.

Em Buritirama, a situação era parecida com a de Ibitiara, pois a cidade está próxima ao Rio Grande, principal afluente do São Francisco e, mesmo assim, os moradores enfrentavam problemas com o abastecimento.

Lizete Gonçalves conta que para guardar água para um período de três dias, era preciso acumular vários baldes, que ficavam espalhados pelos cômodos da casa.

O sistema que hoje leva água até a cidade teve suas obras retomadas somente ano passado, após levar muito tempo paradas. A rede local beneficia 800 pessoas e possui reservatório com capacidade para armazenar 750 metros cúbicos de água.

Ação conjunta

Com metas audaciosas, o Programa Água para Todos pretende investir R$ 2,1 bilhões até 2010 e ampliar de 30% para 50% a cobertura de água tratada na zona rural da Bahia. Até o fim deste ano, serão entregues pelo Governo do Estado, por meio de ação conjunta da Embasa, Companhia de Engenharia Rural da Bahia (Cerb), Companhia de Ação Social (CAR), e secretarias estaduais de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e do Meio Ambiente (Sema), 14,7 mil cisternas, 47 poços tubulares e 355 sistemas simplificados de abastecimento de água em todas as regiões da Bahia.