O Governo do Estado está ampliando o sistema de esgotamento sanitário de Itaparica e iniciou ações para as obras de ampliação do sistema de Vera Cruz. O investimento, num total de R$ 50 milhões do Programa Água Para Todos, terá impacto substancial na melhoria das condições ambientais da Baía de Todos os Santos.

Aproximadamente 35 mil pessoas serão beneficiadas com estas duas obras. As ações começaram em Itaparica, cuja rede de esgotamento será estendida até a localidade de Ponta de Areia, atendendo a 15 mil pessoas. Lá, a Embasa está implantando 32 quilômetros de tubulações em diâmetros diversos – redes, ramais, linha de recalque, ligações intradomiciliares e emissário final.

O sistema terá mais duas estações elevatórias e o tratamento dos efluentes será feito por meio de um sistema composto por 12 leitos de secagem, três digestores anaeróbios (Dafas), duas novas lagoas facultativas aeradas (que vão se somar às duas já existentes) e mais quatro novas lagoas de maturação.

O emissário final, com diâmetro de 400 milímetros, tem 1,44 quilômetros de extensão, com dispersão final dos efluentes, devidamente tratados, na Baía de Todos os Santos.

Vera Cruz

O sistema de esgotamento de Vera Cruz, beneficiará a sede municipal, em Mar Grande, e as localidades de Barra do Gil, Coroa e Barra do Pote. Entre sistemas condominial e convencional serão implantados 45,2 quilômetros de redes, além de oito estações elevatórias. Os canteiros de obras já estão instalados, e aguarda-se apenas a liberação dos recursos para o início dos trabalhos.

As ampliações dos sistemas de Itaparica e Mar Grande vai assegurar a balneabilidade nas praias da Baía de Todos os Santos e vertente oceânica de Itaparica, garantindo mais saúde e qualidade de vida para veranistas e moradores da ilha.