Uma parceria entre a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), a indústria de papel e celulose Veracel e a prefeitura local vai possibilitar a continuidade das obras de recuperação do Hospital Regional de Eunápolis, que se encontra fechado há mais de três anos – o atendimento é feito em espaço alugado pela prefeitura em um hospital particular.

O convênio prevê, por parte da Veracel, o repasse de R$ 1,2 milhão para as obras. O mesmo valor será investido pela Sesab na compra de equipamentos. “O hospital foi uma promessa do governo anterior, não cumprida. O dinheiro prometido para as obras não daria nem para construir uma emergência. Desde fevereiro do ano passado estamos buscando fazer os repasses, construindo parcerias com outras instituições para recuperá-lo e colocá-lo em operação”, afirmou Solla.

O secretário deixou claro que este tipo de parceria com a Veracel interessa não só ao Estado, mas à empresa, e que é papel das instituições prestar apoio ao poder público. “A Veracel, que possui um grande número de funcionários no extremo sul, tem interesse no bom atendimento hospitalar na região.

Quero deixar claro que estamos viabilizando a primeira etapa deste projeto. O hospital precisará de mais equipamentos”, destacou, afirmando que inicialmente serão implantados 80 leitos. O convênio foi assinado, sexta-feira (1), pelo secretário, o presidente da empresa, Sérgio Alípio, e o prefeito José Robério de Oliveira.

Porto Seguro

O Hospital Estadual Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, vai ser ampliado. Serão mais 28 leitos, sendo 15 leitos de UTI (5 de adulto e 10 de neonatal, a ser implantada) e 13 de várias clínicas (médica, cirúrgica, obstétrica, pediátrica), elevando para 150 o atual número de leitos existentes, que é de 132 leitos. Também está prevista a implantação de serviços de alta complexidade, como a neurocirurgia e a hemodiálise para pacientes de UTI, além da ampliação da base de serviço diagnóstico na área de cardiologia.

As medidas para melhoria dos serviços no hospital foram apresentadas pelo secretário Jorge Solla e pela diretora de Acompanhamento e Avaliação da Rede Própria da Sesab, Conceição Benigno, ao diretor geral do Hospital Estadual, Aurélio Rocha, à diretora médica, Célia Mellen, à diretora médica do Hospital São Rafael, Liliana Ronzoni, representando a Fundação Monte Tabor, que administra a unidade, e integrantes do corpo médico.

Solla percorreu as instalações do hospital e fez uma avaliação positiva da unidade, mas ressaltou que o hospital precisa de nova programação para que incorpore serviços importantes, como a neurocirurgia.

O entrave maior para a implantação dos serviços de alta complexidade é a pouca oferta em termos de recursos humanos, como observou a diretora da Rede Própria da Sesab, Conceição Benigno. “Estamos tentando fazer uma adequação dos problemas que temos hoje, conversando com a administração municipal para amarrarmos uma espécie de co-gestão e viabilizarmos a alta complexidade. Nosso entrave é a captação de pessoal”. A Bahia não forma neurocirurgiões, o que dificulta a contratação de profissionais especializados.

Debate

Uma das demandas apresentadas pela direção do Hospital Estadual de Porto Seguro foi a transformação da unidade em hospital geral. Para isso, terão que ser formalizados os dois leitos (número mínimo exigido pelo Ministério da Saúde) reservados a pacientes psiquiátricos. O processo de formalização dos leitos será estudado pela Sesab.

A situação da saúde em Porto Seguro e, por extensão, em outros locais da região, como Eunápolis e Santa Cruz Cabrália, e do estado da Bahia como um todo, foi tema de debate protagonizado pelo secretário, no plenário da Câmara Municipal de Porto Seguro, na noite de sexta-feira. Solla expôs um resumo do quadro encontrado no início do atual governo, prestou contas das ações que a Sesab vem desenvolvendo nesses 18 meses de gestão e respondeu a questões levantadas pelos participantes.