Em solenidade realizada na tarde desta segunda-feira (4) foram empossados os membros do Comitê Hospitalar de Prevenção da Morte Materna, Infantil e Perinatal do Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), unidade da rede estadual de saúde localizada em Jequié.

O comitê, segundo Gilmar Vasconcelos, diretor do HGPV, investigará os óbitos maternos, infantis e fetais de forma integrada com os comitês municipal e regional e avaliará periodicamente os principais problemas observados no estudo dos óbitos, para a identificação das medidas de intervenção necessárias no âmbito do hospital, bem como da rede de assistência de saúde no nível local, visando a redução dos índices de mortalidade.

Ainda conforme Vasconcelos, a criação do comitê é resultado de discussões coletivas iniciadas desde 2006, quando a situação de déficit da assistência ao parto na unidade foi pauta da Assembléia Legislativa do Estado.

Os deputados cobravam ações governamentais para a redução dos óbitos de recém-nascidos. Já as asfixias perinatais acometiam em torno de 30% dos nascidos, que nem sempre resultavam em óbitos.

“Atualmente esse índice caiu bastante e o papel do comitê é contribuir para diminuir ainda mais”, pontuou Vasconcelos, informando ainda que além da contratação de mais profissionais, tem adquirido equipamentos para a área de neonatologia, a exemplo de berços aquecidos (cinco), incubadora de transporte (uma) e materiais de consumo específicos à área neonatal.

Outra ação mencionada pelo diretor do hospital foi a realização de um curso de assistência neonatal, voltado para os auxiliares e técnicos de enfermagem do setor de neonatologia, ministrado pela médica neonatologista Idália do Eirado Almeida, juntamente com a coordenadora do berçário, a enfermeira Maria Cafezeiro.

“Também estamos em processo de negociação com médicos do município e de toda a região para implantar o serviço de acompanhamento do trabalho de parto pelo pediatra ou neonatologista na unidade, o que certamente proporcionará melhor qualidade à assistência ao parto e ao nascimento”, conclui o diretor do HGPV.

O comitê, criado através de portaria do último dia 7 de julho, é composto pelos seguintes profissionais: Neuza Maria Santos Miranda – representante da área da Enfermagem Obstétrica do HGPV; Valdir Costa – representante da área médica Obstétrica; Idália do Eirado R. Almeida – representante da área médica Neonatal; Fernanda Dalla Costa – representante da área médica Pediátrica; Linalva Oliveira Santos – representante do Conselho Regional de Enfermagem; Ninalva de Andrade Santos – representante da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Liane Oliveira Souza Gomes – representante da Faculdade de Tecnologia e Ciência; Maria Luiza Mota da Silva – representante da Pastoral da Criança