O Serviço de Cirurgia Pediátrica do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) vai realizar, no dia 23 deste mês, o 2º Mutirão Nacional de Cirurgia da Criança, beneficiando 20 crianças de 1 a 12 anos, que necessitam fazer cirurgias de hérnia (umbilical, epigástrica e inguinal) e fimose.

Segundo a coordenadora do Serviço, Soraya Fernanda Cerqueira Motta, que também é presidente da Sociedade Estadual de Cirurgia Pediátrica, a primeira experiência de abrangência nacional, organizada pela Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (Cipe), em julho do ano passado, apesar das dificuldades, foi bastante eficiente, uma vez que reduziu o tempo de espera das crianças com indicação cirúrgica.

O cadastramento poderá ser feito somente nos dias 7, 14 e 21, das 8 às 10h, no Ambulatório de Cirurgia Pediátrica do Roberto Santos, no térreo. As crianças já devem ter indicação médica para a realização dessas cirurgias. Elas ainda passarão por nova avaliação para averiguar a real necessidade da cirurgia, que será realizada em hospital dia, onde o paciente entra pela manhã e sai no início da tarde. Em 2007, o mutirão aconteceu no Hospital São Rafael – Fundação Monte Tabor, com 15 crianças beneficiadas.

Até o momento, cinco estados já confirmaram participação (Bahia, São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul). No primeiro mutirão nacional houve o engajamento de onze estados e 20 hospitais, entre públicos e privados, com a realização de 450 cirurgias. “Muitas dessas crianças foram submetidas a mais de uma cirurgia, saindo de lista de espera”, disse Soraya.