Grávida do primeiro filho, Calila Couto teve nesta terça-feira (5) uma boa oportunidade para tirar dúvidas sobre a amamentação do bebê, durante a Feira de Saúde realizada no Shopping Lapa. Aos quase nove meses de gravidez, ela quis saber durante quanto tempo o bebê precisa ser amamentado e foi orientada pelos profissionais de saúde para a prática do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida.

A feira aconteceu dentro da programação da XVII Semana Mundial de Aleitamento Materno, iniciativa conjunta da Secretaria da Saúde do Estado, através da área técnica de Saúde da Criança, e Secretaria de Saúde do Município de Salvador.

Durante todo o dia, os freqüentadores do centro comercial eram atraídos para os estandes, onde foram exibidos filmes e distribuído material educativo sobre aleitamento materno. A ênfase do material é “Nada mais natural que amamentar. Nada mais importante que apoiar. Amamentação: participe e apóie a mulher”, tema escolhido para reforçar a consciência da necessidade e da importância de apoio à mulher no ato de amamentar.

As gestantes que visitaram a Feira de Saúde, além de serem orientadas com relação ao aleitamento materno, ganharam camisetas alusivas à semana.

Sandra Andrade, grávida de sete meses, ficou feliz com a oportunidade para um importante esclarecimento: diagnosticada como portadora do vírus HPV e curada após tratamento, ela poderá amamentar seu bebê, ao contrário do que imaginava.

Outras atividades

A Semana Mundial da Amamentação foi instituída em 1991 pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA), com o apoio do Unicef, OMS (Organização Mundial de Saúde) e FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação).

Na Bahia, as atividades foram iniciadas no dia 1º, por iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado, através da área técnica de Saúde da Criança, em parceria com outras instituições, como o Grupo Integrado de Incentivo ao Aleitamento Materno (GIIAM), Secretaria de Saúde de Salvador e diretorias regionais de Saúde.

Além da Feira de Saúde, estão sendo promovidas diversas ações em maternidades e hospitais públicos e privados.
No Hospital Roberto Santos foi oferecido nesta terça-feira (5) um café da manhã para avós e mães, com palestra sobre amamentação e apresentação do Teatro de Fantoches “Amigos do Peito”.

Nesta quinta-feira (7), às 11 horas, será realizada palestra sobre as leis que regem o aleitamento materno, voltada para os profissionais da unidade.

Nas maternidades do Iperba e Albert Sabin, palestras, oficinas de sensibilização, distribuição de material educativo e exibição de vídeos e filmes educativos foram algumas atividades programadas para a semana.